Custos de produção de suínos e aves batem novo recorde em outubro

Isso significa que os valores mais que dobraram desde que os índices foram criados (em janeiro de 2005, para suínos; e janeiro de 2010, para frangos de corte).

Os custos de produção de suínos e de frangos de corte calculados pela CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa (www.cnpsa.embrapa.br/cias) superaram pela primeira vez em outubro a marca dos 200 pontos de seus respectivos ICP (Índice de Custo de Produção). Isso significa que os valores mais que dobraram desde que os índices foram criados (em janeiro de 2005, para suínos; e janeiro de 2010, para frangos de corte).

Em outubro, o ICPFrango/Embrapa chegou aos 205,26 pontos, um aumento de 6,96% em relação ao registrado em setembro e acumulando 16,58% de inflação em 2015. A nutrição dos animais, que corresponde a quase 70% dos custos de produção dos frangos de corte, é a maior responsável pela alta, tendo subido 14,59% este ano.

Já o ICPSuíno/Embrapa registrou 205,10 pontos em outubro, 5,18% a mais que em setembro. No ano, o índice já subiu 16,37%. A alta nos custos da alimentação dos suínos também é a principal causa da inflação do índice, acumulando 12,56% em 2015.

A análise detalhada e os números mês a mês, incluindo os custos de produção dos principais Estados produtores do país, também estão no site da CIAS, clicando em "custos de produção".

Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. O ICPFrango/Embrapa refere-se aos custos de produção no Estado do Paraná, para aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em sistema tipo "ciclo completo" no Estado de Santa Catarina.

Planilha "Cálculo simplificado do custo de produção do integrado"

A CIAS disponibiliza uma planilha eletrônica indicada a produtores de suínos e de frango de corte integrados para a organização de dados e geração de informações necessárias para estimar custos de produção. A planilha pode ser baixada gratuitamente e já vem preenchida com exemplos de custos de granjas parceiras da Embrapa. São valores meramente ilustrativos, mas que auxiliam o produtor na inserção dos dados da sua realidade. Acompanha ainda uma cartilha com a ajuda para preenchimento passo a passo.

Os cálculos da planilha eletrônica seguem a metodologia utilizada pela Embrapa e pelos principais países produtores, baseada no custo total, que é a soma das despesas de custeio e do custo de oportunidade da mão de obra própria ou familiar, depreciação e custo de oportunidade do capital investido. Uma apresentação em gráficos facilita a visualização e permite avaliar os itens que mais impactam no custo.

Data de Publicação: 19/11/2015 às 19:10hs
Fonte: Embrapa
http://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/custos-de-producao-de-suinos-e-aves-batem-novo-recorde-em-outubro-137433

Voltar