Alto custo dos grãos impacta na produção avícola

O período é de cautela e busca de mecanismos que possam atenuar o impacto da alta dos insumos (Milho e Farelo de Soja) para avicultura que atravessa um momento delicado em decorrência do alto custo destes grãos e a retração no consumo interno no país

Na última semana a tonelada do farelo de soja superou R$1.500,00 por tonelada e o milho oscilou na casa de R$62,00 a sc de 60 kg.

Estes aumentos em decorrência de exportação e outros fatores estão em descompasso com o ritmo de consumo do mercado interno brasileiro que vem sendo retraído devido a insegurança gerada pela instabilidade politico e econômica e o alto índice de desemprego.

frango-tab

O setor avícola historicamente tem sido uma espécie de sustentáculo da economia, principalmente nos períodos de crises pois a carne de frango e ovos produzidos em larga escala estão sempre disponíveis à preços acessíveis ao consumidor, os repasses de custos até o momento nunca geraram espanto, mas agora neste momento crítico, se o mercado de grãos continuar em alta desregrada, breve novos e diferentes reajustes na carne de frango e ovos poderão acontecer.

O RS não é auto suficiente na produção de milho e historicamente somos deficitários, tendo que buscar grãos em outras unidades da federação, automaticamente com custo mais elevado e gerando divisas para outros estados(Icms).

“A importação do grão que está acontecendo atualmente, pode e deve ser uma alternativa para atender a demanda das agroindústrias de aves, mas ainda precisamos avançar mais na desoneração desta importação, como a isenção, mesmo que temporária, de PIS/COFINS. “ diz Nestor Freiberger - Presidente da Associação Gaúcha de Avicultura- Asgav.

Exportações avicultura em 2015: 746 mil tons.
Produção de carne de frango em 2015: 1,7 milhões de tons.
Produção de Ovos em 2015: 3 bilhões de unidades
Exportação de ovos em 2015: 5.373.801 kg

Data de Publicação: 09/06/2016 às 19:10hs
Fonte: Assessoria de Imprensa C.I. Asgav/Sipargs
http://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/alto-custo-dos-graos-impacta-na-producao-avicola-145394

Voltar