Leveduras favorecem saúde ruminal e auxiliam na rentabilidade dos rebanhos leiteiros

Reajustes e queda nos preços do produto comercializado fazem com que produção leiteira busque meios de manter equilíbrio entre os custos e a lucratividade das propriedades.

A alta nos custos de produção do leite marcou o primeiro semestre de 2016, porém o setor vem demonstrando sinais de recuperação com crescimento de 26,0% nos valores pagos aos produtores. De acordo com levantamento realizado pela Scot Consultoria, a produção em alta desde junho colabora com esse cenário. Por isso, a utilização de soluções que promovam o máximo aproveitamento da alimentação e aumentem a proteção dos animais tem sido uma alternativa para ganhar produtividade e manter a rentabilidade da propriedade.

Com a produção de cerca de 2,2 mil litros de leite por dia em sua fazenda, sendo mais da metade destinada à indústria, o produtor de Três Pontas (MG), César Brito, relata que sentiu o impacto da alta nos custos e, por isso, decidiu investir na inclusão de leveduras na dieta dos animais. “Há uns meses atrás eu vendia o saquinho de leite a R$ 2,10 e hoje vendo a R$ 2,40. Por mais que tenha subido, o custo da produção subiu muito mais. Para contornar essa situação, apostamos no uso de leveduras para melhorar o funcionamento do rúmen e vimos que a perda de grãos da silagem foi muito menor, tendo um melhor aproveitamento de nutrientes pelo animal. Apesar de ser uma época propícia, notamos um aumento visível na produtividade já nos primeiros 40 dias de uso”, afirma.

Segundo o zootecnista e gerente técnico da equipe de bovinos de leite da Alltech, Winston Giardini, buscar eficiência alimentar pode amenizar o impacto dos custos e contribuir para equilibrar a produtividade do rebanho. Como no caso do produtor mineiro, entre as opções que tem proporcionado melhores resultados está o Milk Sacc X, elaborado à base de leveduras. “As leveduras favorecem o ambiente ruminal para as bactérias, otimizando a digestibilidade dos alimentos ingeridos. Além disso, a solução atua na proteção do animal contra micotoxinas e melhora a imunidade, deixando o rebanho mais saudável e produtivo”, afirma.

Desenvolvido pela Alltech, empresa referência em nutrição e saúde animal, o Milk Sacc X mantém o equilíbrio da microbiota ruminal e intestinal, favorecendo a absorção de nutrientes. “A melhora nos preços é um cenário extremamente favorável para o produtor realizar a inclusão dessas soluções, investindo na eficiência da produtividade e, por consequência, possibilitar ganhos para recuperar o período de queda”, destaca Giardini.

Data de Publicação: 22/09/2016 às 16:30hs
Fonte: Centro de Comunicação
http://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/leveduras-favorecem-saude-ruminal-e-auxiliam-na-rentabilidade-dos-rebanhos-leiteiros-150049

Voltar