Argentina pode recuperar seu espaço global no mercado de carne bovina

A Valoral, que é especializada nos investimentos de agronegócio sul-americanos, vê uma vantagem para a carne bovina neste momento, com um novo governo iniciado em dezembro de 2015 sob o comando do presidente Maurício Macri.

As reformas pelas quais a agropecuária passa na Argentina devem ajudar o país a recuperar sua parcela há muito tempo perdida no mercado global de carne bovina, com maior investimento no setor e alta disponibilidade de ração, disse Roberto Viton, da consultoria agrícola Valoral, para o site Agrimoney.

A Valoral, que é especializada nos investimentos de agronegócio sul-americanos, vê uma vantagem para a carne bovina neste momento, com um novo governo iniciado em dezembro de 2015 sob o comando do presidente Maurício Macri.

No entanto, o processo ainda deve levar um tempo, uma vez que os agricultores devem aguardar as margens de lucro se desenvolverem antes de expandirem sua produção.

No primeiro semestre deste ano, houve uma maior retenção de gado por parte dos fazendeiros, com o objetivo de aumentar o rebanho ao longo do tempo. Este processo também foi uma reação à remoção dos impostos de exportação para boa parte dos produtos agrícolas.

A desvalorização do peso, por sua vez, também foi favorável às exportações e aos rendimentos dos agricultores.

Neste momento, porém, não é visto ainda um investimento maciço em pecuária no país, "uma transição de colheitas para pastagens", como aponta Viton. "Do ponto de vista da lucratividade, os pecuaristas continuam a esperar para ver o que irá acontecer".

Recuperar os mercados perdidos para Brasil, Uruguai e Paraguai também levará tempo, em termos de volumes, preços e qualidade. "Eu diria que a história do gado é uma história de paciência", afirma.

A Argentina, por sua vez, também deve recuperar a confiança dos investidores, salientando que as reformas "vieram para ficar no país". Há uma incerteza que paira sobre a vinda de um novo governo, que poderia retirar as políticas aplicadas.

"Precisaremos de um bom tempo para convencer o mundo de que a Argentina mudou para sempre", finalizou.

Data de Publicação: 30/11/2016 às 09:30hs
Fonte: Agrimoney
http://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/argentina-pode-recuperar-seu-espaco-global-no-mercado-de-carne-bovina-152717

Voltar