Purunã, raça bovina paranaense, é reconhecida oficialmente

Boi é resultado da cruza de Caracu, Charolês, Canchin e Aberdeen Angus

O Brasil acaba de ganhar oficialmente uma nova raça bovina, a Purunã. Ela tem origem no Estado do Paraná, é rústica e sua carne é muito saborosa, já que resulta do cruzamento entre quatro outras raças: Caracu, Charolês, Canchin e Aberdeen Angus.

O reconhecimento oficial da Purunã foi nesta quarta-feira (26/4), em Curitiba, capital do Paraná, em evento no Palácio Iguacu, sede do governo do Estado.

A Purunã foi desenvolvida pelo Instituto Agronômico do Paraná, renomada instituição que avaliava o cruzamento desde a década de 1980. Foi o superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Alexandre Orio Barros, que entregou ao governador Beto Richa a portaria que reconhece a raça Purunã, segundo informa o Iapar.

O gado Purunã reúne as características das quatro raças que o formaram, como a resistência ao calor e às doenças, a precocidade, o volume de carcaça e a maciez e o marmoreio da carne. Na minha opinião, portanto, é um gado moderno e seus idealizadores tinham o foco ajustado nas exigências atuais do mercado.
Data de Publicação: 02/05/2017 às 19:10hs
Fonte: Globo Rural

Voltar