O melhor do rebanho bovino de Minas marca presença na Exposição Estadual Agropecuária

Criadores apresentam os melhores animais para divulgação da raça, prospecção de negócios e intercâmbio de informações

Os melhores exemplares de bovinos e bubalinos de Minas e de outros estados estarão na 57ª Exposição Estadual Agropecuária, que será realizada no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, de 1º a 4 de junho. Serão cerca de 300 animais das raças brahman, nelore, senepol, sindi e búfalo. Perto de completar seis décadas de realização, a Exposição Estadual Agropecuária firmou-se como importante palco para divulgação das diversas raças de animais, momento no qual os criadores apresentam os melhores exemplares do seu plantel e os resultados dos investimentos realizados no aprimoramento da raça, a exemplo das melhorias genéticas. É o momento para a prospecção e realização de negócios e intercâmbio de informações.

Minas Gerais possui o segundo maior rebanho de bovinos do Brasil, com cerca de 23,7 milhões de animais e lidera o ranking nacional na produção de leite com cerca de 9,3 bilhões de litros por ano. As exportações mineiras de carne bovina somaram US$ 156,8 milhões de janeiro a abril deste ano, faturamento que é maior 17,82% em relação a igual período do ano passado, que foi de US$ 132,4 milhões, de acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a partir de informações do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Brahman – A rusticidade e a docilidade da raça de corte Brahman, que se difere por apresentar um grande volume de carcaça, serão representadas por 50 animais no Parque da Gameleira. De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos criadores de Brahman, Adalberto Cardoso, a procura pela criação da raça está aquecida. São 700 criadores no país, 20% está em Minas Gerais. Ele está otimista com a participação na exposição. “É importante mostrar as características da raça em uma exposição desse porte, além de apresentar dados para que eles possam fazer uma análise, trocar experiências e enriquecer seus conhecimentos”.

Búfalo – Os búfalos são animais de dupla aptidão tanto para a produção de carne como para de leite e seus derivados, onde se destaca a produção do queijo muçarela. É um animal rústico, muito resistente e com qualidades de adaptação ao meio ambiente. Na Exposição Estadual a raça será representada por 40 animais. O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Búfalo, Élcio Reis, está otimista com a participação no evento. “Será um sucesso. Uma oportunidade para o encontro de criadores e para a divulgação da raça”.

Sindi – A raça sindi será representada na exposição por 30 animais. O presidente da Associação dos criadores de Sindi (ABCSindi) Ronaldo Andrade Bichette, argumenta que a exposição é uma “importante vitrine para esta raça em franco crescimento”. O Sindi tem baixa estatura e veio de uma região quase desértica, onde a alimentação era escassa, adquirindo rusticidade e facilidade de adaptação, “ou seja, um animal perfeito para as criações no Nordeste e Norte do Brasil”, explica.

Nelore – A raça nelore volta à exposição depois de algumas edições. Serão 50 exemplares desta raça de corte. De acordo com o gestor executivo da Associação Mineira de Criadores de Nelore, Loy Rocha, “o mercado está aquecido e a procura tem aumentado pela qualidade dos exemplares submetidos a melhoramento genético”. O nelore se adaptou muito bem às condições tropicais brasileiras. A carne do nelore tem entre as principais características o baixo teor de gordura.

Senepol – Cerca de 90 animais estarão em estande montado no Parque da Gameleira. Segundo o superintendente suplente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol, Luciano Coelho, “apesar da crise, o mercado da raça continua atrativo para compra e venda” disse, destacando a participação na exposição estadual. “É uma ótima oportunidade para fomento de negócios”. Entre as características da raça está o alto desempenho reprodutivo.
Data de Publicação: 30/05/2017 às 09:00hs
Fonte: SEAPA MG - Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Voltar