Bezerros com DEPs genômicas mostram a atual genética da Fazenda Terra Boa

Criatório paulista apresenta os resultados do forte investimento em genômica

No dia 2 de julho, o 11° Leilão Touros Terra Boa irá ofertar 10 bezerros Nelore PO com DEPs genômicas, fruto do trabalho de avaliação do Clarifide, da empresa Zoetis, em parceria com a ANCP. Essa é a primeira vez que serão vendidos representantes da genética mais atual da Fazenda Terra Boa, que vão a leilão com a segurança da avaliação por marcadores moleculares e garantia de superioridade genética.

Segundo Daniel Biluca, consultor da Zoetis, os bezerros apresentam acurácia similar à de touros com três anos de idade, já que a tecnologia permite de antecipar informações sobre animais ainda muito jovens.

Para a característica de peso à desmama, por exemplo, a acurácia gira em torno de 70%, com ganhos ainda mais expressivos para probabilidade de parto precoce, acima de 170%. “Este tipo de oferta permite ao comprador adquirir um bezerro com a mesma garantia que um reprodutor avaliado com um bom número de filhos nascidos poderia dar”, afirma Biluca.

O Clarifide 2.1 avalia 22 características reprodutivas, produtivas e de crescimento em um painel de marcadores moleculares utilizados na geração das DEPs Genômicas (DEPG), que são a soma de informações de genealogia, desempenho próprio e DNA do animal.

Na lista das primeiras fazendas a utilizar a tecnologia, em 2009, a Terra Boa possui animais superiores à média da população referência desde o início das avaliações, com destaque para características como produtividade acumulada, habilidade materna, ganho de peso, precocidade sexual e rendimento de carcaça.

Além das DEPs genômicas, os bezerros Terra Boa são filhos de fêmeas precoces com touros líderes de sumários, controlados pela ABCZ e avaliados também pelo PMGZ. “Seguramente, são a fórmula 1 da Fazenda Terra Boa”, assegura o consultor da Zoetis.
Data de Publicação: 26/06/2017 às 13:20hs
Fonte: Grupo Publique

Voltar