Sustentabilidade na produção de carne é tema de painel da InterCorte Ji-Paraná

Espaço aborda também o Plano ABC do Mapa, que debate ações para redução das emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) provenientes as atividades agrícolas e de pecuária

Dando sequência ao trajeto que inclui os principais polos de pecuária brasileiros, a InterCorte chega mais uma vez à cidade Ji-Paraná, em Rondônia, com o objetivo de levar informação, discussão e tecnologia aos produtores. Com o tema principal “Entender para Atender”, a etapa fará parte da programação da 38ª Expojipa - Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli.

Com palestras, apresentações de casos de sucesso e debates, o evento terá quatro painéis que abordam aspectos relevantes para o desenvolvimento da pecuária nacional: Sustentabilidade, Cria, Intensificação e Carne de Qualidade.

Promovido pelo Terraviva Eventos e pela Associação Rural de Rondônia, com curadoria de conteúdo da ASSOCON – Associação Nacional da Pecuária Intensiva, a InterCorte em Ji-Paraná conta com o apoio do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), que será responsável pela palestra magna do painel de Sustentabilidade.

Criado em 2007, o Grupo tem como principal objetivo promover o desenvolvimento da pecuária sustentável por meio da articulação da cadeia, melhoria contínua e disseminação de informação. “Durante a palestra apresentaremos os objetivos do trabalho do GTPS, destacando as seis categorias de associados, que abrangem todos os elos da cadeia”, afirma a coordenadora executiva do Grupo, Beatriz Domeniconi, que ministrará a primeira palestra do painel.

A apresentação também reforçará a importância das parcerias entre os diferentes elos da cadeia em prol do desenvolvimento do setor, além de promover o debate de como viabilizar as práticas comuns adotadas, com a premissa de construir uma pecuária sustentável, justa, ambientalmente correta, e economicamente viável.

No mesmo painel, três representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento farão apresentações ligadas ao Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) para levar informações e inovações tecnológicas de custo acessível a produtores de gado de leite e de corte, que desejam aprofundar seu conhecimento e ampliar a discussão em torno do tratamento de dejetos na pecuária nacional.

Serão três palestras com os temas: ”Plano ABC e o Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e leite”, que será ministrada pelo Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Maurício Carvalho; “Tecnologia de Produção Mais Limpa na Pecuária Intensiva”, apresentada pelo Consultor do Ministério da Agricultura, Cleandro Pazinato Dias e “Geração de Renda a partir dos Dejetos da Pecuária”, coordenada pelo Consultor do Ministério da Agricultura, Fabiano Coser.

Carne de Qualidade

Visando apresentar ao público de Ji-Paraná os aspectos do que é um produto de qualidade, o gerente técnico da ASSOCON, Bruno Andrade ministra a palestra principal do painel Carne de Qualidade, que será seguida pela apresentação da experiência do pecuarista Carlos Lyra, proprietário do Frigorífico Rondônia.

Em sua palestra, Bruno pretende exemplificar o que é tecnicamente e o que o consumidor espera encontrar na carne de qualidade. “A ideia é mostrar esses dois lados e mostrar para o produtor o que é preciso ser feito para que a produção atenda às duas demandas de qualidade. A palestra vai reforçar que a única maneira de atingir esse patamar é com a utilização de tecnologias disponíveis no mercado, como a criação de animais melhores, com melhor sanidade, nutrição e genética, fatores que deixam a carne mais suculenta”, destaca o gerente.

A segunda palestra do painel terá como tema principal “Retrato do confinamento brasileiro”, que será ministrada pelo médico veterinário e Consultor Técnico da Cargill Nutrição Animal, João Danilo Ferreira. Após a palestra o gerente de pecuária da Agropecuária Jacarezinho, Rafael Zonzini apresenta um caso de sucesso no estado.

Além da programação, a InterCorte conta com uma feira de negócios com a participação de empresas de referência na pecuária, que levam suas novidades tecnológicas ao produtor. Estarão presentes no evento em Ji-Paraná as empresas Ourofino, Minerva Foods, Nutron, Biogénesis Bagó, Beckhauser, Romancini, SBC Certificadora, Brutale, Toledo do Brasil, Casale, Panucci Pré Moldados, Estância Bahia Leilões, Oligo Basics, ABCT – Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã, CRI Genética, DeltaGen, Belgo, Rubber Tank, ABCB Senepol, Real H, JA Saúde Animal e Vitasal.

“A InterCorte tem como proposito principal de construir o conhecimento em conjunto, estimulando a troca de ideias e experiências entre os envolvidos na cadeia produtiva da carne. Acreditamos que é preciso conhecer a fundo cada etapa do processo de produção de carne para atender as demandas da cadeia de produção”, finaliza Carla Tuccilio, Diretora do Terraviva Eventos.

Mais informações: www.intercorte.com.br/jiparana.
Data de Publicação: 05/07/2017 às 15:00hs
Fonte: Attuale Comunicação

Voltar